Você sabe o que são Materiais Ricos para internet?
Conteúdos ricos são materiais que ilustram ideias relevantes e aprofundadas sobre um determinado tema. É comum que eles sejam disponibilizados de modo gratuito através de uma landing page sob a condição de entrega de alguns dados do usuário como nome, e-mail e área de atuação da empresa, por exemplo. Os formatos de materiais ricos podem variar. Nos últimos anos os e-books e infográficos têm sido os mais populares, mas não os únicos. Somam-se a eles modelos como: webinar, planilha, template, checklist, kit, quiz, pesquisa, whitepaper, ferramentas, guias e etc. O objetivo final continua comum a todos eles: nutrir e gerar leads.1) Como fazer o Planejamento. O formato do material Existem diversos formatos para o desenvolvimento dos materiais ricos você já sabe. Agora, antes de decidir por um formato ou outro, é necessário ter em mente qual o tipo de material que funciona melhor para o seu negócio e o esforço que será dedicado para a produção. E-books e infográficos costumam ser os formatos mais populares, mas será que são os que trarão maior quantidade de leads para o seu negócio? Talvez oferecer uma planilha, checklist ou template faça mais sentido e resolva melhor as dores das suas personas – e demande menor tempo de produção.
Parcerias de co-marketing
É uma estratégia na qual duas empresas, que possuem um público alvo em comum, unem forças buscando intensificar o alcance e resultados da campanha. Desta forma, geralmente cria-se um impacto maior do que quando uma empresa atua de forma isolada. Os conteúdo ricos funcionam muito bem para parcerias de co-marketing. Não só de materiais ricos é feito o co-marketing. Alguns casos de Empresas que colheram os benefícios do co-marketing!
Com isso as Empresas podem obter melhores resultados, tais como:
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Trabalho e custos reduzidos
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Maior alcance
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Fortalecimento de marca
Reforçar o que funciona acompanhar as métricas dos seus materiais ricos é fundamental. Desta forma, é possível investir mais recursos em formatos e temas que geram mais engajamento e, consequentemente, mais leads. Com esta informação em mãos, é possível potencializar esforços e investimentos no que funciona e traz mais resultados. Assunto do conteúdo nem sempre é fácil encontrar bons temas para produzir um material, ainda mais quando o volume de produção é alto. Se você acha que a fonte de ideias para o seu blog e materiais ricos secou, seguem dicas:
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Converse com os colaboradores da sua empresa.
- Setores como os de vendas e suporte, que lidam diariamente com clientes e prospects, possuem insights valiosos sobre dores e problemas enfrentados por eles. Mas não pare por aí: todas as áreas da empresa podem (e devem) contribuir, basta abrir espaço para que esse diálogo aconteça.
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Foque nas personas e na jornada de compra:
- princípio básico para quem está começando um blog, determinar quem são suas personas e criar conteúdos baseados em sua jornada de compra é o primeiro passo para planejar o conteúdo.
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Use o Google Analytics.
- Mensalmente, verifique quais os conteúdos mais acessados no seu blog. A partir daí, podem surgir valiosos insights de quais temas valem ser desdobrados em um formato de e-book, webinar, checklist, etc.
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Utilize a busca interna do Google Analytics.
- É possível descobrir quais são os assuntos mais buscados pelos usuários no seu site. A partir daí, construa conteúdos relacionados a estes temas e dúvidas.
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Ferramentas
- podem ser ótimas aliadas para encontrar temas relevantes: o site Alltop funciona como uma enciclopédia de blogs, listando os assuntos mais buscados dentro de infinitos temas. Dentro dele, é possível criar a sua própria lista de interesses, o que facilita a organização das suas ideias. Nesta mesma linha, o Buzzsumo também traz informações sobre tendências de conteúdo.
2) Produção Vencida a etapa do planejamento, é hora de focar na produção.
É importante estabelecer um processo, não importa se o conteúdo é produzido internamente ou terceirizado.
Para que a produção de conteúdo flua, é necessário criar algumas regras envolvendo todos os participantes. O que é necessário para começar? Quais serão os temas produzidos no mês? Quem são as pessoas envolvidas no processo, desde a construção do conteúdo, até a parte visual?Novamente, existem recursos capazes de auxiliar e aumentar a produtividade do time de conteúdo. Planilhas, checklists e até mesmo metodologias, como Kanban, auxiliam nessa organização. O Trello é uma ótima ferramenta que combina todos estes elementos e ordena todo o processo de produção de conteúdo. Algumas dicas para a etapa de produção de conteúdo:
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Vai produzir um webinar ou um vídeo? Pense na possibilidade de transformar este material em uma série. Nós produzimos alguns vídeos com parceiros e empreendedores com dicas para quem está começando um negócio na internet. Este material poderia ter sido compilado em somente um vídeo, mas preferimos usar o formato de série para otimizar o conteúdo que foi produzido em um mesmo dia, mas que será distribuído pelos próximos dois meses.
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Explore conteúdos em áudio. Algumas ferramentas fazem a transcrição de texto e possibilitam que o conteúdo de um post de blog ou qualquer outro formato seja transformado em áudio. Vale testar se funciona para o seu público.
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Produza kits: já verificou se você possui conteúdos de temas complementares, mas em diferentes formatos? Esse cenário é perfeito para a construção de um kit, que pode ser composto por e-books, infográficos, checklists, webinars, ferramentas, templates, enfim, tudo o que fizer sentido estar dentro de um mesmo “pacote”.
3) Distribuição Conteúdos Ricos
Costumam ser disponibilizados através de uma landing page. Logo, se o objetivo é fazer com que as pessoas encontrem o material e realizem uma conversão, é necessário trabalhar em estratégias de divulgação desta página.Neste contexto, entram as campanhas de mídia paga. Canais como o Facebook e Instagram costumam ser boas fontes de divulgação deste tipo de material e permitem segmentações que otimizam o alcance ao público desejado
Fonds Criação de Sites na Zona Norte de São Paulo
Como usar o BUZZUMO?
O que é o BuzzSumo?
O BuzzSumo é uma ferramenta de pesquisa e monitorização. A funcionalidade é dividida da seguinte forma: Encontre conteúdo mais compartilhado nos canais de redes sociais – pode inserir o seu próprio domínio ou outro domínio, e ver o que foi compartilhado socialmente. Encontre influenciadores relacionados com tópicos específicos Obtenha alertas baseados em palavras-chave, nome da marca, links, nome do autor ou domínio Rastreie concorrentes e faça uma análise baseada no seu conteúdo. Como usar o BuzzSumo Efetivamente
Aqui estão alguns exemplos práticos de como pode usar o BuzzSumo efetivamente:
1. Encontre Grandes Ideias de Conteúdo para Postagens
Tentar encontrar uma ideia para um conteúdo é como estar sentado com uma folha de papel em branco e não saber o que escrever. É irritante, frustrante e demorado. E… quando você escreve esse conteúdo, a qualidade pode ser duvidosa. Às vezes, obtêm-se muitos compartilhamentos e links e acaba-se com uma classificação de conteúdo e, outras vezes, o conteúdo não vai a lado nenhum; obtém muito poucos compartilhamentos e nenhum tráfego do Google. Isso acontece com todos nós e é impossível garantir o sucesso, mas a frequência deste acontecimento será substancialmente reduzida se usar o BuzzSumo.
Passo 1
Encontre palavras-chave relevantes usando o Planeador de Palavras-Chave do Google. Antes de ir para o BuzzSumo, vá ao Planeador de Palavras-Chave do Google e faça algumas pesquisas por palavras-chave. Insira as palavras-chave que está a pensar em escrever conteúdo e descubra quantas pessoas estão à procura por essas palavras-chave. Se não houver procura por essas palavras-chave, para quê escrever conteúdo com base nelas? (Embora haja exceções a esta regra!)
Uma lista de todas as palavras-chave para um grupo de anúncios específico Se essas palavras-chave não funcionarem, o Google mostrará palavras-chave relacionadas e, esperemos, vamos conseguir encontrar opções alternativas.
Passo 2
Veja quão competitivas são as palavras-chave para classificar Agora você tem um grupo interessante de palavras-chave, mas não tem a certeza de as poder classificar no Google. Então, pode fazer uma pesquisa rápida no Google para ver quem mais aparece nos resultados da pesquisa. Quando fazemos pesquisas como esta, temos uma ferramenta chamada ‘barra de ferramentas Moz’ instalada no nosso navegador. Quando for instalada, verá Autoridade do Domínio/Página para cada um dos resultados do Google. A Autoridade do Domínio mostra a importância que o Google atribui ao website.
Se a sua Autoridade do Domínio for 25 e verificar que todos os resultados na página um têm conteúdo correspondente às palavras-chave e a sua Autoridade de Domínio é realmente elevada, então as suas hipóteses de classificação nos resultados de pesquisa são baixas. Verifique se as palavras-chave são competitivas no Google
Passo 3
Descubra o Conteúdo mais Compartilhado. Agora, dirija-se ao BuzzSumo e faça uma pesquisa por estas palavras-chave. Quer descobrir qual o conteúdo mais compartilhado relacionado com estas palavras. Uma vez conhecido o conteúdo mais compartilhado relacionado com estas palavras-chave, você quer escrever um conteúdo melhor, por exemplo, mais atualizado e detalhado. Então, pelo menos, tem hipótese de vencer os concorrentes nos resultados de pesquisa se fizer uma promoção significativa.
Passo 4
Escreva e Promova o Conteúdo
Agora que tem um ótimo conteúdo que as pessoas estão a procurar, e você sabe que as pessoas gostam de compartilhar, é altura de sair e promovê-lo!
Exemplo: Seer Interactive Encontra Conteúdo para Escrever sobre Obama Healthcare!!
Fonds, uma agência de marketing digital, é outro cliente que usa o BuzzSumo para criar ideias de conteúdo. Um dos seus recentes projetos de clientes envolveu escrever um artigo sobre cuidados de saúde, concretamente Obamacare. Eles estavam bloqueados, sem ideias de conteúdo, então dispararam o BuzzSumo, e procuraram por “cuidados de saúde OU Obamacare”.
Com base nos resultados que mostravam o conteúdo mais compartilhado, eles podiam ver que os consumidores queriam informações imparciais que lhes ensinassem o significado de Obamacare. Mas, também ajudou descobrir gemas escondidas tais como este artigo sobre como a tecnologia usável podia diminuir o custo dos cuidados de saúde. Estas gemas ocultas teriam sido impossíveis de encontrar através de uma pesquisa tradicional do Google ou mesmo do Twitter.
Com uma simples pesquisa BuzzSumo, a equipa Seer Interactive desenvolveu uma série de ideias de conteúdo que poderiam explorar, discutir com o cliente e escrever.
2. Encontre Conteúdo Interessante para compartilhar com os seus Seguidores
Eu estava à procura de algo para compartilhar no Facebook e procurava conteúdo que fosse popular. Então, qual é a melhor maneira de o encontrar? Vá para o BuzzSumo e digite um tópico relacionado com o seu negócio. Ordene a lista com base no maior número de compartilhamentos no Facebook. Agora tem conteúdo relacionado com o seu tópico que é popular no Facebook
3. Construa listas de Influenciadores a Alcançar
Se criar um ótimo conteúdo, também deve promovê-lo. As redes sociais são uma ótima maneira de promover conteúdo, mas precisa de alcançar as pessoas certas. Se encontrar conteúdo semelhante ao que criou, o BuzzSumo mostra-lhe as pessoas mais influentes no Twitter que compartilharam esse conteúdo. Se elas compartilharam conteúdo semelhante, vale a pena tentar alcançá-las para lhes mostrar o seu conteúdo.
As redes sociais são uma maneira ótima de tornar o seu conteúdo conhecido e partilhado, mas se quiser classificar as palavras-chave que está segmentando, precisa de criar links de sites relevantes e de elevado perfil.
Mas, que sites alcançar para obter links? Veja os influenciadores a compartilhar algum conteúdo.
Exemplo: Richard Moynihan, Editor de Meios de Comunicação Social no the Telegraph, tem como alvo influenciadores desportivos
Esse foi um dos principais problemas enfrentados por Richard Moynihan, Editor de Meios de Comunicação no The Telegraph, que esteve envolvido no Project Babb, um site centrado no desporto. Richard e a sua equipa usaram o BuzzSumo para se dirigirem a pessoas a cuja audiência queriam ter acesso. Compilaram uma lista de divulgação de influenciadores desportivos com os quais poderiam trabalhar (para criar conteúdo conjunto), assim como pessoas que poderiam compartilhá-lo com os seus seguidores.
O projeto Babb acabou por ser um grande sucesso, graças ao BuzzSumo. Exemplo: Jimi Smoot promove a sua ferramenta, ShareWalla
Você não precisa de ser um editor para usar este recurso. Se está a construir um novo produto, e quer chamar a atenção, também acharia útil a Pesquisa de Influenciador do BuzzSumo. Jimi Smoot, um empreendedor, esteve envolvido na construção do ShareWalla em 2014, uma ferramenta que requer que os leitores tuitem um link antes de poderem ter acesso ao conteúdo. Ele fabricou o produto em seis semanas e lançou-o ao público, mas só um punhado de usuários se inscreveu. Para aumentar a consciencialização, decidiu alcançar a comunidade crescente de pirataria (uma vez que o produto estava relacionado com esse nicho).
Para isso, fez uma pesquisa no BuzzSumo, à procura de influenciadores relacionados com a pirataria crescente. Ele analisou as métricas de compromisso, tais como retuites médios, Autoridade da Página, e o rácio de respostas para compilar uma grande lista de pessoas a contactar via Twitter e email. Usando esta técnica, em conjunto com outras, ele finalmente conduziu 10.000 visitantes para ShareWalla em agosto de 2014.
4. Encontre Bons Escritores para o seu Conteúdo
Escrever consome tempo, mas você pode sempre pedir ajuda… Encontre conteúdo no seu nicho que obtenha muitos compartilhamentos e descubra quem é o autor (está listado nos resultados exibidos pelo BuzzSumo). Pode então contactar os autores para ver se podem escrever para si, no seu site. O BuzzSumo até criou uma pesquisa especificamente para encontrar grandes autores.
Exemplo:
“Use uma ferramenta como o BuzzSumo. Procure o seu tópico e nicho e anote os escritores que recebem consistentemente compartilhamentos sociais. Muitas vezes estas pessoas vão escrever para publicações maiores como o Huffington Post, Entrepreneur e aparecem regularmente em sites de nichos influentes como o MOZ.
“Se conseguir chegar a 5 ou 10 deste tipo de pessoas, geralmente terá alguns a dizer sim. Contudo, ignore os tipos CEO (são provavelmente Escritas Fantasma).
“Precisa de pagar a estes escritores entre $250 – $400 (215 € — 344 €) por artigo. Se o fizer, não terá problemas para encontrar escritores especializados e de nível elevado.”
5. Pesquise o Conteúdo dos seus Concorrentes
O BuzzSumo mostra não só o conteúdo mais compartilhado de um tópico, mas também o conteúdo com melhor desempenho no seu domínio ou, melhor ainda, no domínio do seu concorrente. Entre no domínio do seu concorrente e descubra: O conteúdo dele com melhor/pior desempenho Websites linking para o conteúdo deles com melhor desempenho Autores do conteúdo
Canais que obtêm mais partilhas. Esta é uma pesquisa incrível e você devia fazê-la em relação aos seus principais concorrentes.
6. Crie Alertas para Artigos de Tendência
Um dos recursos Pro do BuzzSumo são os seus alertas de conteúdo. Nós configuramos alertas de conteúdo para o nome da nossa marca e o meu nome também! Também pode configurar alertas de conteúdo para os concorrentes. O que eu descobri é que esses alertas são muito mais abrangentes do que outros aplicativos de alerta e chegam muito rapidamente depois de aparecer o link (por exemplo, em menos de uma hora).
Exemplo: Emeric Ernoult da AgoraPulse usa o BuzzSumo para este fim:
“Eu gosto do recurso de monitorização e alertas de conteúdo. Desde que os meus alertas do Google deixaram de funcionar, tentei uma série de serviços, incluindo o Mention, mas eles não estavam a fazer o trabalho simples que eu queria: ser alertado quando as postagens do blogue nos mencionassem”.
Mas também pode usar alertas para ideias e conteúdo, mantendo os tabs no que é “quente” no seu ramo. Com estes dados, pode criar conteúdo sempre atualizado com o que está a acontecer no momento.
O CEO Terence Collins de Collins Online Marketing Services explica como usa alertas de conteúdo para este fim:
“Eu tive um caso em que um concorrente bem-conceituado publicou um artigo controverso. Um alerta do BuzzSumo marcou-o à noite, e nós criámos uma refutação e pusemos na secretária do Gestor de Marketing do nosso cliente, pronto para publicação, às 8 horas da manhã seguinte. Cliente para toda a vida, aquele.
“Os alertas do Buzzsumo permitem-nos observar os nossos concorrentes e líderes do ramo. Vemos o que eles publicam, o compartilhamento e pode saltar uma tendência, contorná-lo ou ignorá-lo. Imediatamente. Podemos responder em horas, em vez de dias ou semanas.”